sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Retrospectiva 2010

OBS. Esse texto foi escrito no final do ano de 2010, portanto, não me responsabilizo por possíveis falhas ou citações que podem me comprometer.



2010 foi um dos anos em que eu mais aprendi na minha vida. Conheci pessoas MARAVILHOSAS que certamente levarei pra minha vida inteira. E até aquelas que eu provavelmente perderei contato, ficarão gravadas no meu coração. Aprendi que a amizade é algo muito mais forte e intenso, e quando tem que acontecer, um semi conhecido pode virar seu confidente num dia. Aprendi que pra TUDO na vida tem seu tempo, e não adianta a gente querer mudar o tempo das coisas. Se tiver que acontecer, VAI acontecer. Aprendi que existem pessoas conscientes, e que nem todo homem é galinha. Aprendi a confiar mais nas pessoas. Aprendi, FINALMENTE o/, a acreditar que realmente existem pessoas que me querem bem, e que se preocupam comigo. Aprendi a gostar - MUITO - de comer rúcula. Aprendi a dar ''bom dia'' sem esperar resposta. Aprendi a dar ''tempo ao tempo''. Aprendi a acreditar que existem umas pessoas que me amam, sem esperar nada em troca. Aprendi a amar essas pessoas. Bom, eu tento. Aprendi a dividir meus segredos apenas com aqueles que me contam tudo, até mesmo quando levam um fora.'' Aprendi a me virar sozinha e se eu to te dando linha é pra depois te RAWR! '' ♫ ( Ana Carolina ) risos. Aprendi a tentar me virar sozinha. Aprendi a ter mais atitude, e a esperar o momento certo de dizer as coisas. Aprendi a não deixar mais entalado um ''eu te amo'', quando tudo o que eu quero, é que a pessoa amada saiba disso. Aprendi que a duração de uma amizade é o que menos importa; o importante é a intensidade dela. Aprendi que minhas amizades iniciadas são em 1994, 1999, 2000, 2002, 2004, 2006 e 2008 são tão importantes quanto aquelas iniciadas em janeiro, julho, e outubro de 2010.
Aprendi que existem pessoas que simplesmente sentem, mas não dizem. Aprendi que quando meu pai diz que está com saudade de mim, ele realmente está com saudades de mim. Aprendi que quando a minha vó diz que o sonho dela é me ver entrando de véu e grinalda na igreja, é porque o sonho dela é realmente esse. Aprendi que quando minha mãe me diz ''não'' é porque é realmente melhor pra mim. Aprendi que quando o Lipe me pede pra jogar o jogo da vida com ele, ele não quer apenas jogar um tabuleiro, mas quer simplesmente o prazer de passar uma tarde de domingo em meio a infinitas risadas comigo. Aprendi que quando ele diz que não queria ser meu primo mais novo, e sim meu irmão mais novo, ele está falando sério. Aprendi que não existe passatempo melhor do que ficar horas falando de músicas, comunidades, e vídeos no youtube com o Pedro Henrique Costa Silva. Aprendi que vou sentir EXTREMA falta de sentir minha barriga doendo de TANTO rir com o Ayram; e aprendi também que eu não vou ser a mesma pessoa sem ele pra me guiar, mesmo sabendo que ''mesmo ausente, ele está presente''; e também aprendi que apesar de TUDO, isso NUNCA VAI MUDAR, PORQUE AMOR DE FAMÍLIA NÃO ACABA.
Aprendi que minha mãe é minha melhor amiga, e que eu simplesmente não existo sem ela; aprendi também que palavras não são suficientes pra descrever tudo que eu sinto por ela. Aprendi que meu pai é, sempre foi, e sempre será meu herói, e que eu simplesmente não sei mais o que dizer sobre ele. Aprendi que minha vó é a pessoa mais merecedora de felicidade desse mundo. Aprendi que meu padrinho me julga, por saber que está certo, e por realmente saber o que é melhor pra mim. Aprendi que minha madrinha Vânia é minha segunda melhor amiga, e quando todos me virarem as costas, é ela que estará ao meu lado. Aprendi que minha madrinha Edna aprendeu a me amar, e eu não sei como explicar. Aprendi que meu irmão César me ama, e faz por mim, coisas que eu nem imaginaria! Aprendi que minha irmã Carol também é das minhas melhores amigas, e que é como ela que eu quero ser quando crescer. Aprendi que meu irmão Carlos tem muito a me ensinar, e que ele nem imagina o quanto fiquei feliz em voltar a falar com ele, em outubro deste ano. Aprendi que minha prima Lele e meu primo Neto me fazem muita falta, e que 2011 eu quero ficar cada vez mais perto deles; também aprendi que ela é a melhor companhia pra todas as horas. Aprendi que o tio Deide é o cara mais mentiroso da face da terra, mas a semana com certeza não seria a mesma sem a presença dele. Aprendi a reconhecer que eu queria que o tio Joel, o tio Jair, o tio Debi, a tia Adriana, a Jor, a Nathy, a Bru, a tia Maria, o tio Zé, o meu pai, a minha irmã, os meus irmãos morassem na mesma rua que eu. Talvez seja muito, então, como aprendi a ser menos egoísta, queria que eles morassem pelo menos na mesma cidade que eu. Aprendi que a Inaiana é feia, mas é a melhor conselheira do mundo; e que o meu segundo passatempo preferido é passar uma tarde inteira conversando com ela no telefone, fazendo o ''seu jr'' pagar uma terrível conta, risos! Aprendi que a Fabrine podia ter chegado mais cedo na minha vida; mas logo depois, aprendi que se ela só chegou esse ano, é porque é a partir desse ano que ela se tornaria essencial pra mim, e vice - versa. Aprendi que a Andréia é a pessoa mais sensata que eu conheço, e aprendi a admirá-la. Aprendi que a Giovana é a pessoa mais emotiva que eu conheço, apesar de não demostrar; mas aprendi também que ela se preocupada comigo, e sabe me deixar melhor. Aprendi que o Mauro faz MUITA falta, e que apesar da distância, as evidências que a nossa amizade não acaba nunca estão escancaradas. Aprendi que eu tinha que valorizar o Thomáz , Charles e a Samantha enquanto eles estavam aqui, mas que a distância fez a nossa amizade se fortalecer ainda mais, e que o Thomáz é o cara mais racional que eu conheço, e que os conselhos dele são IMPOSSÍVEIS de não serem seguidos. E que o Charles é retardado quando quer, mas que, se eu aprendo a cada dia mais a ser uma pessoa mais equilibrada, a culpa é dele. E que a Samantha só chora quando está com saudades de alguém, e que ela trata todo mundo bem, e que eu aprendi a ser alguém melhor com ela. Aprendi que os meus domingos não serão os mesmos sem a galera da crisma, e, principalmente, sem a Ana T, e a Larissa Rodrigues, que arrancam de mim, as melhores risadas. Aprendi que minhas segundas e quartas não serão as mesmas sem a galera do fisk, e que cada um deles está guardado no meu coração. Aprendi que o Danillo Borba, o meu gordinho, me entende como ninguém, e que ele é o irmão de 17 anos que eu queria ter, risos. Aprendi que o Negão, o Jamil, o Aramiz, e o Victor fazem minha vida mais feliz, e que eu não sei como aguentei ficar tanto tempo os ignorando e não gostanto deles. Aprendi que o Sávio tem muito mais a mostrar do que a gente pensa, e que ele tem MUITO pra me ensinar. Ah, ele é perigoso também e quer que eu fale que ele é gato, mas ele não é, hehe. Aprendi que o André Porto é meu ídolo, e meu segundo pai, e que sempre que ele briga comigo, ele deve pensar '' eu sei o que é melhor pra essa chata '' . Aprendi que o Alan é mal educado, mas tem muita coisa boa no coração dele que a gente ainda vai descobrir. Aprendi que a Lígia não é uma perua que só pensa em dinheiro, e que ela tem um ótimo coração, até se sacrificou por mim, hehe; e também aprendi com ela que a vida é feita de lutas, mas que elas não valem nada se tu não tiveres um sorriso no rosto a cada dia. Aprendi que a Waidlle tem algo especial, que eu não consigo explicar, mas que ela vai fazer MUITA falta ano que vem; a LUZ que vem de dentro dela, ilumina todo colégio. Aprendi que o Aleluia tem palavras muito sábias, que muito me auxiliam. Aprendi que vou aprender a gostar do professor *** ( palavra retirada do texto original por motivos de força maior. ) e que ele merece um espaço nesse texto, apesar de tudo, principalmente pelo que ele tem feito por mim, nesses ultimos tempos. Aprendi que a Carlúcia é gente como a gente, e vou aprender com ela a ser racional. aprendi que a Carlete tem MUITO pra nos ensinar. Aprendi que a Kellen é tudo de bom, e que ela me faz pensar na vida. Aprendi que o Aurican sabe fazer mais coisas além de ligar o ar condicionado, é o famoso ''amigo pra toda hora'' e que ele é iluminado, e também ilumina a minha vida. Aprendi que a Tia Lúcia nos ensina a sermos HUMANOS a cada dia mais. Aprendi que a Mercedes me entende perfeitamente, e me ajuda como ninguém. Aprendi que a Luciene é a pessoa mais inteligente que eu conheço, e se hoje, eu sou apaixonada por literatura, a culpa é toda dela. Aprendi que a Letícia e a Josy me ensinaram MUITO mais do que eu poderia ter imaginado. Aprendi que o Vitim me chama de ''anjinha'' porque ele realmente tem essa convicção, que eu sou um anjo -apesar de eu ter a certeza de que ele está errado- e que eu sou a aluna preferida dele, e que eu vou sentir MUITA falta dele em 2011, e em todos os meus próximos anos estudantis. Aprendi que a Vanessa SABE o que fala, e que é muito gostoso rir da risada dela. Aprendi que o Felipe é um dos meus melhores amigos, e que ele não precisa fazer força pra me aguentar, ele simplesmente me aguenta. Aprendi que a Nicole é tudo de bom, e que as minhas gargalhadas mais altas, verdadeiras e escandalosas são frutos de coisas que só ela sabe falar pra mim. Aprendi que a melhor pessoa pra se conversar sobre amores é a Letícia e que ela não sabe a falta que me faz. E muito menos o quão importante ela é pra mim. Aprendi que a Esther e a Giovanna Agda me aguentam por gostar de mim, e que elas deviam saber o quão importantes são para mim. Aprendi que a falta que a Bárbara Barros, a Ana Paula Rodrigues, a Larissa Donzelli e o Joãozinho haha,  a Mariana de Castro, a Karina, o Arthur, a Marianna Machado, a Thaís Ribeiro me fazem é inexplicável. Aprendi que eu devo valorizar cada dia mais o Jaime, que foi INCRÍVEL o conhecer, que ele não sabe metade do que eu sinto por ele, que cada momento com ele tá gravado na minha memória e no meu coração, e que ainda tem muita coisa nos esperando, e que eu tenho certeza disso; que ele é outra pessoa iluminada que eu conheço, e que ele é maravilhoso. Aprendi a gostar de sertanejo e isso merece um VIVA! Aprendi a confessar que eu tenho crises de abstinência quando fico sem jogar tênis. Aprendi com a Janine que tudo na vida tem solução. Aprendi a agradecer todos os dias ao papai do céu, por eu ter o que comer, ter onde morar, estudar, ter uma família e amigos lindos! Aprendi que Ele é tudo, e que Ele é o caminho. Aprendi que o Pedro Henrique Sousa Ribeiro mora na roça mas é uma ÓTIMA companhia, que é meu diário, e que eu sou o diário dele, e que isso é muito importante pra gente. Aprendi que o Maurício é muito importante, e que apesar de tudo, ele é meu amigo.Aprendi mais uma vez, que não adianta, Green Day é, sempre foi, e sempre será minha banda preferida. Aprendi que eu e o Lucas podemos discutir o quanto for, mas ele está sempre do meu lado, e foi uma das amizades mais profundas que eu fiz este ano. Aprendi que não existe moreno mais bonito que o lobo do crepúsculo. Aprendi com o Zé Mário que ''companheiro é companheiro''; aprendi também com ele que é importante vencer as partidas de tênis, mas que o essencial é a experiência adquirida. Aprendi que tenho muito a aprender. Aprendi que não sou só eu que conto os dias pro meu aniversário. Aprendi que muitas pessoas ficam felizes só por me verem felizes. Aprendi que esporte é essencial na minha vida. E música também. Aprendi a assumir que adoro química, mas odeio física. Aprendi com o Thiago que sociologia é muito mais que estudar, é ENTENDER; aprendi com ele que as pessoas podem ser as melhores naquilo que fazem; e ele é outro que vai fazer meu coração doer de saudade no próximo ano. Aprendi que não se pode deixar a guitarra presa na capa o tempo todo, ela sente minha falta assim como eu sinto falta dela. Aprendi a assumir que sinto saudade do Robert, e estou MEGA feliz de poder revê-lo no próximo ano. Aprendi que o Marco Túlio faz falta. Aprendi que a ordem dos fatores não altera o resultado, portanto, a ordem das pessoas que estão aqui não altera a importância delas na minha vida. Aprendi que pedir desculpas é necessário; então, me desculpem os que não estão aqui, a importância é a MESMA, pode ter certeza, mas eu selecionei os que mais convivem comigo. Aprendi a dizer ''eu te amo'' apenas para as pessoas por quem eu faria de tudo.


Bárbara Carneiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário